No mundo existem atualmente diversos sistemas de certificação que avaliam o nível de sustentabilidade de edificações em projetos e obras de todas as escalas, tipologias e diferentes estágios de desenvolvimento, desde projetos de residências unifamiliares até grandes projetos de urbanismo e de infraestrutura, da fase de concepção do projeto até a fase de operação do empreendimento.
Mas por que certificar um empreendimento se ele já está adotando uma série de estratégias de sustentabilidade ao longo do seu projeto e construção? A resposta é simples: uma coisa é dizer que é seu empreendimento possui determinado nível de sustentabilidade, outra bem diferente é comprovar através de auditoria independente que ele é de fato mais sustentável.
Uma forma de comprovação é através dos sistemas de certificação e rotulagens. Através de métricas de desempenho bem definidas os sistemas de avaliação do nível de sustentabilidade passam a ter reconhecimento e garantia, algumas delas, de alcance global. Essas certificações também são uma forma de auxiliar as empresas a estarem alinhadas às suas políticas de sustentabilidade, bem como de auxiliá-las a obter linhas de crédito mais atrativas junto às instituições bancárias, entre outros incentivos e benefícios.
Os sistemas de certificação e rotulagens se tornaram o principal indutor na difusão e no desenvolvimento de estratégias ambientais para edificações.
A Integrative Consulting oferece serviços de consultoria e gerenciamento de processos de certificação ambiental de empreendimentos (LEED, Processo AQUA-HQE, GBC Brasil Casa, BREEAM, DGNB, Well, Envision, EDGE, entre outras.), além da consultoria para obtenção da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para edifícios – ENCE PBE Edifica (Procel).
PROGRAMAS MUNICIPAIS, LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS
Uma tendência que tem se tornado realidade em vários municípios brasileiros são os programas de incentivo à construção mais sustentável, os quais são amparados e detalhados por leis e decretos. Esses programas oferecem incentivos como descontos e/ou isenções em impostos, redução no tempo de aprovação de projetos nas prefeituras, e benefícios edilícios.
Algumas prefeituras já possuem, por exemplo, programas de desconto no IPTU chamados de “IPTU Verde”, ou ainda, programas de incentivo que concedem descontos nas taxas de licenciamento ambiental. Destacam-se os programas mais amplos, como das prefeituras de Belo Horizonte (Selo BH Sustentável) e do Rio de Janeiro (Qualificação Qualiverde).
A consultoria para o atendimento a programas municipais, legislação e normas técnicas brasileiras (NBRs) tem como objetivo auxiliar os proprietários de empreendimentos, arquitetos, e engenheiros a desenvolver projetos de maior qualidade, edifícios de melhor desempenho, obtendo os incentivos estabelecidos em lei e em programas específicos, agregando valor e minimizando os riscos do produto imobiliário.